Fake news é protagonista nas redes sociais

Texto: Mayra Esteves • Foto: Pixabay 11/SET/2020 Tecnologia
A divulgação de notícias falsas, mais conhecida por fake news, tem o intuito de prejudicar ou beneficiar um lado da história, ocorrendo, principalmente, através das redes sociais. Basta apenas uma manchete falsa publicada ou uma mensagem em grupos de conversa direcionando a sites que propositalmente publicam informações inverídicas para que o problema esteja feito. Devido ao seu grande poder viral, é capaz de atingir rapidamente milhares de telespectadores que recebem uma informação sem que ao menos saibam a veracidade dos fatos. A consequência que a notícia mentirosa provoca é a disseminação do ódio e, às vezes, uma vida arruinada para os envolvidos nos assuntos.

Por conta da forte polarização política acontecendo nos últimos anos, o mercado de fake news teve – e ainda tem – uma grande parte do seu sustento vindo de partidos eleitorais e pessoas com muita influência que buscam, através de criação de sites que se parecem com os jornalísticos, arruinar a candidatura de concorrentes. Além disso, celebridades, empresas ou pessoas comuns também podem ser alvos de fake news espalhadas através das mídias sociais, com um conteúdo sensacionalista e forte poder de persuasão. Algumas pessoas que recebem as notícias mentirosas tornam-se vulneráveis, uma vez que a internet é seu único meio de informação. Ao passarem a mensagem adiante, criam uma rede de amigos e um círculo vicioso de inverdades que se espalham a todo o momento.