Jogos batem recordes de audiência
Clubes transmitem partidas em streaming
Clubes cariocas decidiram assumir a transmissão dos jogos do campeonato estadual de futebol após desentendimento com a Rede Globo, dona dos direitos de transmissão. A fase final, incluindo os jogos que decidem o campeonato, foram transmitidas pelos times mandantes através de canais próprios na plataforma YouTube.
Com o argumento de gerar mais renda, o Flamengo cobrou da emissora de TV uma cota maior que a estabelecida em contrato pela transmissão dos jogos. Apesar da tentativa de negociação da Rede Globo, o time rubro-negro recusou a proposta, e decidiu transmitir a partida contra o Boavista pelo Youtube, recorrendo a uma MP recente que garante aos clubes mandantes os direitos de transmissão dos próprios jogos. O Clube de Regatas Vasco da Gama e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) apoiaram a decisão do Flamengo.
O Campeonato Carioca retornou após decreto do prefeito Marcelo Crivella. Fluminense e Botafogo foram contra a volta das atividades em meio à pandemia e ainda mantinham o contrato de transmissão dos jogos. Depois da decisão do Flamengo, a Rede Globo alegou quebra de contrato e cancelou a transmissão do estadual. Os clubes passaram então a transmitir por streaming a fase final da competição, registrando recordes de audiências neste formato.