Uber planeja frota 100% elétrica em 20 anos

Texto: Matheus Rodrigues • Foto: Pixabay 11/SET/2020 Tecnologia
A Uber anunciou na última terça-feira, dia 8, que pretende ter apenas carros elétricos cadastrados em seu aplicativo até 2030 nos Estados Unidos, Canadá e Europa. De acordo com a empresa, o plano é que a operação se torne uma iniciativa global da marca até 2040.

Para que a meta seja alcançada, os motoristas do aplicativo serão incentivados com um pagamento adicional no valor de US$1,50 para cada viagem. Além disso, U$1 extra será cobrado em viagens da modalidade Uber Green, disponibilizada em breve para clientes que desejam andar em um carro elétrico ou híbrido. A companhia justificou que a decisão de aumentar o valor das viagens foi necessário para que o objetivo de zerar a emissão de gases do efeito estufa seja alcançado em breve pela marca.

A Uber reitera que nenhum motorista cadastrado será obrigado a trocar de carro, mesmo depois de 2030 ou 2040, e que investirá US$800 milhões para que seus prestadores consigam aderir à mudança até 2025. Também estão previstas parcerias com montadoras, empresas de aluguel de veículos e outras iniciativas para que seja possível cumprir a meta da empresa de modernizar os carros da sua frota nos anos seguintes. Ainda não há previsão de chegada da categoria Uber Green no Brasil.