Retomada na cultura
Museu de Arte do Rio reabre na Praça Mauá
Após permanecer fechado por seis meses em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro, reabriu para visitação do público na última quarta-feira, dia 30 de setembro, com as exposições Casa Carioca e Aline Motta: Memória, viagem e água, ambas sendo apresentadas pela primeira vez na capital carioca.
Para evitar aglomerações, a instituição manterá um limite de visitas, sendo este de 60 visitantes a cada duas horas, e promete seguir as recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde quanto aos cuidados e os protocolos necessários para o combate à Covid-19, incluindo a obrigatoriedade de máscaras durante toda a visitação e permanência nos arredores do museu. As áreas comuns de convivência de visitantes, como o terraço do prédio, permanecerão fechadas.
Os ingressos, agora gratuitos, podem ser adquiridos por meio de agendamento no site do museu, havendo três horários disponíveis de segunda à sábado: 10h, 14h e 16h. “O agendamento pelo site evita também o contato a impressão dos bilhetes para não ter uma forma de transmissão do vírus. É só acessar o site e escolher o horário. As entradas não são pagas porque o museu se mantém com portas fechadas e sem contato com outras áreas”, comentou o curador-chefe do MAR, Marcelo Campos, em entrevista à Agência Brasil.