Pesquisas apontam aumento de ouvintes de podcasts

Texto: Matheus de Morais • Foto: Unsplash 18/OUT/2019 Tecnologia
O Brasil vem registrando o crescimento de uma nova mídia de comunicação por áudio. O podcast é a transmissão de um programa sonoro sob o formato de episódios, com uma frequência definida. O formato vem entrando cada vez mais nos lares brasileiros, segundo pesquisas recentes, feitas pelo Ibope e pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod).

Na pesquisa da ABPod, cerca de 40% dos internautas brasileiros entrevistados escutam algum podcast. A maioria dos ouvintes são homens, solteiros e possuem ensino superior. A faixa etária mais participativa é de pessoas entre 30 e 39 anos, que aumenta ao ser somada com jovens de 19 a 29 anos, e acabam por ser a maior fatia consumidora de produtos do gênero, com mais de 87% dos entrevistados estando nessa faixa.

A forma de consumir é livre, sendo encabeçada pelo smartphone, com 92% de uso, seguido pelos computadores e pelo aparelho de som de automóvel, sendo, em geral, escutado apenas por uma pessoa. A frequência em geral é diária, e os programas mais ouvidos são voltados para a área de humor e comédia, depois cinema, séries e televisão, e fechando o "pódio", cultura pop.

Assuntos como história, ciência e tecnologia também atraem mais da metade dos entrevistados. O podcast mais ouvido do país é o Nerdcast, seguido do Não Ouvo, e do Mamilos.