Violência escolar
Brasil é líder em ranking de agressões a professores
Em uma cena recente, a novela “A dona do pedaço” exibiu uma cena de agressão a uma professora, interpretada por Lucy Ramos, por um de seus alunos, vivido pelo ator Cadu Libonati. Tal fato repercutiu nas redes sociais, sendo vista pelos internautas como um absurdo, tendo em vista o cenário atual da educação brasileira. Infelizmente, neste caso a vida imita a arte: o Brasil é o país com mais casos de violência escolar, segundo dados de 2014, de um ranking elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O relatório aponta que 12,5% dos professores já sofreram agressões verbais ou intimidações dentro de sala de aula. Além disso, os professores brasileiros são os que mais gastam tempo para manter a ordem na sala e com tarefas administrativas – o que resulta em menos tempo dedicado ao ensino.
Diversos casos foram notícia nos últimos anos, como o do professor Thiago dos Santos Conceição, que teve provas rasgadas pelos alunos, em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, em 2018, e o de Márcia Friggi, agredida por um aluno em Indaial, cidade de Santa Catarina, e cuja foto, com o rosto inchado, viralizou na internet em 2017. Em uma entrevista à BBC Brasil, Márcia expressou sua indignação: “O Brasil só vai valorizar a figura do professor quando não houver mais nenhum na sala de aula”.