Idosos recebem atendimento domiciliar no Rio

Texto: Matheus Couto • Imagem: Pexels 30/NOV/2022 Saúde
A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou nesta terça-feira (29) um projeto para acompanhar a domicílio idosos em situação de vulnerabilidade social, contando com profissionais de diversas áreas: assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e técnicos em enfermagem. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

O projeto Casa – Cuidado, Assistência, Saúde e Atenção será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com 120 cuidadores para acompanhar 230 cariocas com 60 anos ou mais. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é oferecer atendimento residencial para garantir qualidade no envelhecimento.

Para participar da iniciativa, o idoso deve residir no município do Rio de Janeiro e estar em situação de vulnerabilidade social, com renda pessoal de até dois salários mínimos, possuir Número de Identificação Social (NIS), relatório técnico social, matrícula no Sistema Único de Saúde, ter um responsável e comprovação de acompanhamento pela rede da Secretaria Municipal de Saúde.

O envelhecimento da população é uma realidade no país. Segundo dados de 2021 do IBGE, mais de 10% da população brasileira é formada por idosos com 65 anos ou mais, demonstrando a importância de iniciativas para atender idosos vulneráveis.