Bancos preveem queda do PIB brasileiro em 2020

Texto: Maria Eduarda Rodrigues • Foto: katemangostar - br.freepik.com 26/MAR/2020 Economia
Para estipular o impacto da Covid-19 na economia brasileira, bancos nacionais e internacionais divulgaram, nesta semana, balanços que pressupõem queda no Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano. Além das instituições financeiras, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) também realizou um estudo sobre a questão, estipulando uma retração de 4,4% no PIB para 2020.

De acordo com o Itaú, os efeitos da crise irão começar a ser sentidos mais severamente a partir do segundo trimestre, com queda de 9,6% da atividade, segundo cálculos. No levantamento do Bank of America, o PIB brasileiro declinará 0,5%. Já para o Santander, a expectativa de projeção do produto é de 1% – anteriormente, a previsão era de 2%.

Com o intuito de conter a crise, o governo anunciou, na segunda-feira (16), a aplicação de 147 bilhões de reais na economia. A medida, chamada de plano emergencial pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende atender aposentados, desempregados e pequenas empresas. Além do reforço do Bolsa Família, a União antecipará a primeira parcela do 13° salário de aposentados e pensionistas e suspenderá o pagamento do Simples de pequenas e médias empresas. O recurso também será direcionado para a área da saúde para minimizar as tarifas de importação sobre mercadorias médico-hospitalares.