Filmes exibidos online podem concorrer ao Oscar

Texto: Maria Eduarda Rodrigues Peixoto • Foto: Freepik 30/ABR/2020 Cultura
Pela primeira vez no Oscar, filmes transmitidos apenas pela internet poderão concorrer à premiação. A decisão, anunciada nesta terça-feira, 28 de abril, através do site da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, valerá somente para sua 93ª edição, em 2021.

Tradicionalmente, cada filme deveria ser exibido em cinemas de Los Angeles (EUA) ao menos três vezes ao dia durante o período de uma semana para terem a chance de concorrer aos prêmios. No entanto, conforme comunicado pela academia, estes cinemas estão fechados desde 16 de março devido à pandemia do novo coronavírus, impossibilitando o cumprimento da norma.

"A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a mágica dos filmes do que ao vê-los em um cinema. Nosso compromisso com isso segue inalterado e inabalável. Não obstante, a historicamente trágica pandemia da Covid-19 precisa dessa exceção temporária à nossas regras de qualificação", declarou o presidente da organização, David Rubin. Na publicação, a entidade também informou que, assim que situação se normalizar, todos os filmes deverão seguir as exigências convencionais.

Com a definição, todos os membros poderão colaborar na pré-lista de melhor filme internacional. Além disso, foi decidido que as categorias de edição de som e mixagem de som sejam fundidas.