Escalada pandêmica
Covid-19: Rússia é o segundo país com mais casos
Nesta terça-feira (12), a Rússia tornou-se o segundo país no mundo com o maior número de diagnósticos positivos para o novo coronavírus. De acordo com dados divulgados pelo governo, há mais de 232 mil casos da doença no país. Com os registros, a nação ultrapassa a Espanha e o Reino Unido em número de enfermos, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que registrou, até o fechamento desta matéria, 1,3 milhões de testes positivos para o vírus.
Entre segunda e terça-feira as taxas de contágio da Covid- 19 na Rússia cresceram significativamente, indicando cerca de 11 mil novas infecções, 5 mil destas apenas na capital, Moscou. Apesar do aumento, a mortalidade no país continua sendo uma das mais baixas do continente europeu (total de 2.116 óbitos) e o Estado deu início à flexibilização gradual da quarentena em seu território na terça.
A pandemia atingiu também o Kremlin, instituição representativa do poder russo. O porta-voz do governo, Dmitry Peskov, anunciou, também na última terça, ter contraído a doença e, segundo a agência de notícias RIA Novosti, ele já se encontra hospitalizado. Além de Peskov, a ministra da Cultura, Olga Lyubimova, o ministro da Construção, Vladimir Yakushev, e o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, também testaram positivo para o coronavírus.