Banco Central lança o PIX

Texto: Luíza Ventura Lima • Foto: Pixabay 26/MAR/2020 Economia
Em fevereiro, o Banco Central do Brasil (BC) divulgou informações sobre o PIX, um novo sistema de pagamentos instantâneos em até 10 segundos. As transações financeiras poderão ser realizadas 24 horas por dia e sete dias por semana, incluindo finais de semana e feriados, diferente de transações como TED e DOC que possuem grandes restrições em relação a horários.

O intuito do Banco Central é reduzir os custos das transferências entre instituições bancárias distintas. O sistema unirá varejistas, pessoas, restaurantes, bancos tradicionais e digitais, facilitando os pagamentos do dia a dia, além de permitir o uso de QR Codes, pagamentos de contas, boletos e recolhimento de impostos.

O PIX estará disponível no computador e no celular, disponibilizando um ícone de acesso direto no app de cada banco. De acordo com o BC, o sistema possui seis características principais: disponibilidade, velocidade, conveniência, segurança, ambiente aberto e multiplicidade de casos de uso.

Em uma transmissão de vídeo, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou: “O mundo demanda de um instrumento de pagamento que seja ao mesmo tempo barato, rápido, transparente e seguro”. O início de funcionamento do sistema está previsto para novembro.