Combate ao novo coronavírus
Nova Iorque testará luz ultravioleta em limpeza de metrôs
Nova Iorque iniciará os testes com lâmpadas ultravioletas como forma de desinfectar os metrôs do novo coronavírus. O programa piloto foi divulgado pela Autoridade Metropolitana de Transportes de Nova Iorque (MTA), em parceria com o Centro de Pesquisa Radiológica da Universidade de Columbia, localizada na cidade de Nova Iorque.
Os chamados raios UVC constituem os tipos de luzes do espectro ultravioleta e já atuam na eliminação de materiais orgânicos, incluindo outros vírus e bactérias, porém sua eficácia contra a Covid-19 ainda não é comprovada.
Para o teste inicial, foram adquiridos 150 dispositivos móveis que serão utilizados em ônibus, metrôs e em algumas instalações públicas. O objetivo é utilizar as lâmpadas como um desinfetante, após o funcionamento noturno dos transportes e em momentos que não haja circulação de passageiros.
Os Estados Unidos tiveram a primeira morte por Covid-19 registrada em fevereiro – atualmente o país conta com mais 75 mil óbitos. Em comunicado, o diretor de inovação da MTA, Mark Dowd, disse: “Neste momento crítico e sem precedentes, a MTA irá explorar todas as soluções que os cientistas e o mercado têm a oferecer (...) para garantir que o sistema de transportes públicos seja seguro para os nossos clientes e funcionários”.