Série A - Campeonato Brasileiro
Fim de venda de campo no Brasileirão é aprovada
Foi realizado em fevereiro, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, o Conselho Técnico da Série A do Campeonato Brasileiro. Estiveram presentes representantes dos 20 clubes que participam da competição para discutirem as normas da edição 2020. Entre as questões e mudanças discutidas, foi sugerida pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, a proibição da venda de mandos de campo, sendo aprovada pela maioria dos clubes presentes. A decisão foi tomada visando evitar a inversão de mando de campo, para preservar o equilíbrio técnico da competição, devido aos resultados ruins que foram apresentados por quem vendeu o mando na edição anterior.
Em apuração feita pelo Jornal O Globo, Flamengo, Atlético-GO, Fortaleza e Ceará estão entre os clubes que se manifestaram de modo contrário à decisão. “Eu sou a favor de que os clubes possam ter livre arbítrio e fazerem o que quiserem com o mando. Cada clube é independente”, declarou o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.
Antes do ínicio do campeonato, os clubes deverão informar o estádio em que serão mandados os jogos, que obrigatoriamente deve estar situado na cidade em que o clube possui sede. Possíveis mudanças serão avaliadas pela Diretoria de Competições.