Apple e Google testam tecnologia de alerta da Covid-19

Texto: Luíza Ventura Lima • Imagem: Divulgação / Apple / Google 7/MAIO/2020 Tecnologia
As empresas Apple e Google se uniram para evitar a propagação do novo coronavírus. Elas criaram uma nova tecnologia de monitoramento para alertar os usuários sobre contato próximo com pessoas infectadas. O sistema de rastreamento será operado através da conectividade bluetooth, para smartphones com sistema IOS ou Android, analisando o tempo de exposição e proximidade.

O primeiro passo é o usuário habilitar o sistema no smartphone e informar se está são ou se já testou positivo para a Covid-19. Caso um indivíduo são se aproxime de outro em condição adversa, o primeiro será posteriormente notificado através de um alerta emitido pelo aplicativo, e poderá

Os testes foram iniciados na última semana de abril e estão em processo de atualização das ferramentas de desenvolvimento para que os órgãos públicos de saúde criem aplicativos que sejam compatíveis à nova tecnologia, facilitando e unificando o acesso aos dados dos infectados. Um ponto importante é que os alertas só serão emitidos caso a pessoa que testou positivo permita, e ela não será identificada.

Em comunicado conjunto, as empresas afirmaram: “Este sistema não recolhe informação sobre a localização do seu aparelho ou compartilha sua identidade com os demais usuários, sejam de Google ou Apple. O usuário controla todos os dados que deseja compartilhar e a decisão de fazê-lo ou não”.