Viagens e reservas canceladas
Novo coronavírus prejudica turismo na Ásia
A epidemia de Covid-19 é vista como um grande obstáculo para a indústria de turismo. Na Ásia, mais especificamente na China, hotéis, empresas aéreas e operadoras estão lidando com muitos cancelamentos e diminuições de reservas. Segundo a Agência de Turismo da China, esse setor gerou um lucro superior a 127 bilhões de dólares em 2019. No entanto, com a atual situação, o ganho não vai ser o mesmo, o que afeta a economia global e traz diversos prejuízos.
Jack Ezon, fundador e sócio-gerente da agência de viagem de luxo Embark Beyond, revelou à agência de notícias Bloomberg que é crescente o número de desistências de viagens em todo continente da Ásia. “As pessoas estão preocupadas em estar perto do surto”, acrescenta o empresário. Em relação a fevereiro e março, o número de clientes que desistiram de viagens para países do Sudeste Asiático é próximo a 75%. Uma análise feita ao Estadão por Animesh Kumar, diretor de viagens e turismo da GlobalData, revelou que é esperado que países como Vietnã, Tailândia, Camboja, Malásia e Singapura percam, no mínimo, 3 bilhões de dólares.
Não é a primeira vez que uma doença provocada por um coronavírus causa impacto negativo no setor de turismo. Mesmo com problemas enfrentados e preocupações com o futuro da economia, Fabien Martial, proprietário do Viroth's Hotel, afirmou à Agência Estado que aprendeu a esperar e a aguentar firme. Ele ainda é positivo: “O turismo e os negócios vão voltar”.