Aplicativo colabora com estudo para cura da Covid-19

Texto: Luiza Galardo • Foto: Reprodução / Vodafone 7/MAIO/2020 Tecnologia
O DreamLab foi desenvolvido em 2015 por meio de uma parceria entre o Instituto Garvan de Pesquisa Médica da Austrália e a fundação Vodafone. Através de inteligência artificial, o programa é usado como forma de reabastecimento de energia para supercomputadores virtuais utilizados por cientistas ao redor do mundo, adequando-se, no momento, como grande fonte de amparo para trilhar um caminho até a descoberta de um tratamento para o novo coronavírus.

Inicialmente, o intuito era ajudar na pesquisa pela cura do câncer, mas com a atual situação, o aplicativo foi disponibilizado para uma nova causa: Corona-AI 1ª fase. Ao acessar o DreamLab, há uma parte específica para observar os projetos oferecidos e escolher a opção direcionada a investigação da cura da Covid-19.

A ideia principal é fazer a diferença enquanto o dono do aparelho dorme, por isso o nome “dream” em referência a sonho. Nesse período em que o smartphone fica ocioso, a energia pode ser utilizada em outra atividade. No entanto, também é necessário que o mesmo esteja carregando e conectado à internet para que o aparelho suporte alimentar a máquina virtual. Essa troca tem como finalidade o processamento de milhões de cálculos por segundo.

O aplicativo é gratuito, está disponível para Android e iOS e funciona de forma colaborativa. Quanto mais usuários participarem, mais contribuições serão feitas e, consequentemente, a pesquisa vai chegar ao fim mais rapidamente.