'They don't care about us' se atualiza
Spike Lee lança nova versão de clipe de MJ
Para comemorar o aniversário de Michael Jackson, o diretor de cinema Spike Lee criou uma nova roupagem para o clipe de 1996, “They don't care about us". A versão atual, lançada em 29 de agosto na plataforma Youtube, conta com imagens dos protestos que ocorreram ao redor do mundo em 2020 a partir do movimento “Vidas negras importam”. O trabalho mantém algumas cenas originais das duas versões anteriores do clipe, com destaque para os trechos gravados em Salvador, com a participação de 200 músicos do Olodum, e no Rio de Janeiro.
Em declaração, Spike Lee explicou por que a mensagem de Michael Jackson ainda é viva: “Grandes músicas de protesto não ficam velhas, apodrecem ou ficam irrelevantes porque os problemas ainda continuam”. Ainda de acordo com o diretor, em tempos de caos na pandemia, essa atualização foi feita para reforçar a luta por igualdade.
O novo clipe aproveita o som dos instrumentos do Olodum da Bahia para criar um contraste entre as imagens de violência da segunda versão, em um presídio, com os dias atuais, usando cenas dos protestos recentes. A chamada inicial do novo trabalho é a mesma do clipe de 1996, na forma de uma homenagem e um recado: “Michael, Michael, eles não ligam pra gente”.