Novo cenário futebolístico em tempos de pandemia
Clubes inovam em partidas sem torcidas
Jogos de futebol agora são realizados sem a presença do público e de portões fechados, devido à pandemia do novo coronavírus e a protocolos sanitários. Para preencher o vazio das torcidas, equipes produzem efeitos sonoros para deixar a partida agitada e criam ações que geram renda para os clubes e aproximam torcedores do seu “time do coração”.
Para manter o contato com os torcedores mesmo à distância, o Corinthians lançou o "O Timão é sua casa". A ideia da ação é vender ingressos para que os torcedores tenham totens com suas fotos em tamanho real nas arquibancadas. E para espantar o silêncio nos estádios, operadores controlam os gritos da torcida, colocando no momento certo da partida os cantos e a vibração dos torcedores. Em uma final entre Flamengo e Fluminense no Maracanã, foi possível ouvir até mesmo a reprodução de vaias.
No futebol internacional, o FC Midtjylland apostou no drive-in, instalando telões no estacionamento do estádio para o público assistir aos jogos de dentro dos carros. E em países europeus e asiáticos com um maior controle da pandemia do coronavirus os estádios já estão recebendo os amantes do futebol, porém com percentual reduzido para evitar aglomerações. No Brasil, CBF e federações estaduais ainda não consideram tal possibilidade.