Mudanças climáticas ameaçam costas

Texto: Luísa Gomes • Foto: Pixabay 5/MAR/2020 Meio ambiente
Segundo estudo publicado em 2 de março pela revista Nature Climage Change, em apenas 30 anos a erosão e a elevação do nível do mar engolirão até 100 metros das praias de areia do mundo. Entre os países que perderão mais areias costeiras estão o México, o Chile e a Argentina. Se a emissão dos gases de efeito estufa for reduzida, a erosão esperada será diminuída em até 40%.

Para 2050, os resultados da pesquisa mostram que a faixa de areia se reduzirá em média 99,2 metros por praia. E o avanço do mar sobre praias arenosas poderia alcançar chegar a 250 metros, em média até o final do século. As praias nas regiões leste da América do Norte, da Amazônia e do sudeste do continente americano perderão mais de 150 metros. O recuo será superior a 300 metros nas Antilhas ou no sul da Ásia. Nações como Gâmbia, Paquistão e El Salvador perderão mais de 80% de suas praias. As costas do Canadá e da Austrália são as que devem sofrer mais com o avanço do mar.

O efeito estufa tem provocado a elevação dos mares a uma taxa de cerca de três milímetros por ano, devido ao degelo das regiões polares. Além disso, o aumento das temperaturas faz com que a água do mar se expanda e ocupe mais espaço das praias.