Turismo suborbital
Aeroporto espacial marca primeira viagem de teste
A primeira instalação comercial de viagens espaciais do mundo irá fazer seu primeiro voo de teste no mês de outubro de 2020, nove anos após sua inauguração em 17 de outubro de 2011. A empresa de turismo Virgin Galactic foi responsável por desenvolver o novo tipo de aeroporto, localizado no Novo México, que disponibilizará viagens suborbitárias para os turistas interessados. A primeira viagem oficial está prevista para ocorrer no início do próximo ano e as passagens são estimadas a custar mais de R$ 1 milhão. Um segundo voo é esperado para encerrar a fase de testes.
A trajetória do passeio consistirá num lançamento guiado pela aeronave WhiteKnightTwo, que irá carregar a espaçonave SpaceShipTwo até aproximadamente 15 mil metros de altura, ponto onde deverá ocorrer a separação e ignição do motor principal com destino ao espaço. No ponto mais alto da viagem, acima dos 100 mil metros, os passageiros terão a experiência de microgravidade com vista para o planeta e o vazio do espaço. Por fim, no começo da reentrada a nave irá adaptar suas asas para ter um retorno mais suave.
Cada viagem suportará até seis passageiros acompanhados por dois pilotos, com duração média de 90 minutos. Personalidades famosas como Ashton Kutcher, Justin Bieber, Katy Perry, Leonardo DiCaprio e Tom Hanks estão entre as 600 pessoas que já garantiram seus ingressos.