Educação interconectada
Relatório aponta baixa competência global no Brasil
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desenvolveu um relatório publicado no dia 22 de outubro tratando das competências globais da futura geração por meio do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, conhecido como Pisa, destinado aos estudantes na faixa dos 15 anos. O quadro brasileiro apresentou baixa proximidade com o contato de culturas estrangeiras, com outros idiomas e na compreensão de problemas de escala global, como saúde pública, mudanças climáticas, pobreza, imigração ou conflitos internacionais.
Os professores do Brasil também foram os que mais se queixaram da falta de preparo profissional para ensinar múltiplos idiomas e atuar em um ambiente multicultural. Em contraste, observou-se que o interesse no aprendizado de outras línguas estava positivamente associado à consciência em relação às questões globais.
Com base nos dados dos 79 países participantes e aproximados 600 mil estudantes na avaliação de 2018, a OCDE traçou o perfil de afinidade dos alunos de cada país com as competências globais. A pesquisa concluiu que, além da importância do trabalho dos professores nas escolas, a interação com a família, com os amigos e com a comunidade também influenciam no potencial crescimento do interesse acerca da interconectividade cultural do mundo.