Governo corta verba de universidade
UFRJ corre risco de fechar as portas em julho
Na coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (12), representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) relataram um possível fechamento da instituição. Após o governo bloquear R$ 41,1 milhões do orçamento da universidade, a federal corre o risco de fechar as portas no meio do ano por conta do corte de verba no orçamento. A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, o vice-reitor Carlos Frederico Leão da Rocha e o pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças, Eduardo Raupp, estiveram presentes.
“É uma situação em que a responsabilidade obriga a convocar a comunidade. Isso é uma escolha, não há critério técnico para se fazer esse corte, foi uma escolha de orçamento. O governo priorizou emendas, em detrimento da educação”, relatou Raupp.
A assessoria de imprensa da UFRJ comunicou que a verba direcionada a gastos obrigatórios como água, luz, segurança e estrutura física das unidades da universidade caiu R$ 340 milhões em 10 anos. O fechamento das portas em definitivo pode ocorrer no mês de julho, acabando com um projeto de vacinas brasileiras contra o novo coronavírus. O planejamento era iniciar os testes em humanos em setembro.