Prêmio reconhece luta contra desigualdade

Texto: Lucas Passos • Imagem: Freepik 28/MAIO/2021 Cultura
Neste sábado (29), o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) realiza a quarta edição do prêmio “Sim à igualdade racial”. O evento busca promover, engajar e homenagear as pessoas e instituições que lutam por direitos iguais. A premiação será dividida em dez categorias entre educação, cultura e empregabilidade. A cerimônia terá início às 16h30, com transmissão ao vivo pela Multishow e pelo Facebook do Instituto. A atriz Jéssica Ellen, junto com os cantores Xamã e Majur, apresentarão o evento que terá show de Elza Soares, Ludmilla, Xande de Pilares, Agnes Nunes, MC Carol, Gloria Groove e Brô MC's.

O evento teve sua primeira realização em 2018 e conta com o apoio e patrocínio da Novelis desde o início do projeto. A novidade deste ano é a criação do conceito “O mundo que sonhamos” que busca gerar uma reflexão do mundo ideal por meio da arte.

“Há uma evolução, ainda que lenta. No ID_BR percebemos o maior interesse da imprensa na cobertura de protestos antirracistas, do prêmio e mais. Mas a pauta antirracista não é só a morte de George Floyd, especialmente em um país [o Brasil] no qual um jovem negro morre a cada 23 minutos", relatou Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, em entrevista à revista Exame.