Idosos estão cada vez mais conectados

Texto: Lucas Passos • Foto: Freepik 11/JUN/2021 Tecnologia
Após o início da pandemia e o isolamento social, as pessoas do mundo inteiro passaram a utilizar ainda mais as redes sociais. Com a falta dos encontros presenciais, os mais velhos conseguem amenizar a saudade dos familiares e amigos por meio de mensagens de texto e áudio, chamadas de vídeo, além de navegar por diversas redes.

Entre os principais motivos que fazem a terceira idade se manter conectada estão a busca por notícias, manter contato com a família e procurar informações sobre produtos e serviços. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o número de idosos acessando a internet aumentou de 68% em 2018 para 97% em 2021. "Com a tecnologia, consigo falar com a minha filha que mora em São Paulo, pesquisar receitas de culinária, jogar, além de consultas on-line. Na pandemia, o celular tem me ajudado muito”, afirmou a auxiliar de creche Regina Maria, do Cachambi.

Os idosos precisam tomar cuidado ao acessar a internet, pois são considerados alvo fácil para os criminosos. Para não cair em golpe, é necessário ter cuidado com dados pessoais, instalar antivírus e optar por programas mais simples.