OMT diz que turismo internacional recuou 65%

Texto: Lucas de Souza Pereira / Pixabay 25/SET/2020 Turismo
Mesmo com a reabertura gradual da economia, o número de turistas viajando pelo mundo caiu 65% no primeiro semestre de 2020, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). A queda no número de chegadas internacionais chegou a 440 milhões e o prejuízo é calculado em US$ 460 bilhões – o equivalente a cerca de R$ 2,5 trilhões em receitas de exportação do turismo.

Segundo nota da organização, "a perda do setor foi cinco vezes a perda na receita do turismo internacional registrada em 2009 durante a crise econômica e financeira global".

Em 2019, o número de turistas desembarcando pelo mundo foi de 1,5 bilhão, uma queda de 4% em relação ao ano anterior. Mas em 2017 e 2018 o resultado foi positivo, com acréscimos de 7% e 8%, respectivamente. Os continentes asiático e pacífico foram os mais atingidos neste ano pela pandemia e despencaram 72%, seguidos da Europa (66%), África e Oriente Médio (57%) e Américas (55%). O secretário da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou que “viagens internacionais seguras e responsáveis agora são possíveis”, mas cobrou que os governos colaborem com a iniciativa privada.

A instituição prevê ainda que, em relação à chegada de turistas, os bons números registrados em 2019 só voltarão no período de 2 a 4 anos e que o aumento no número de viajantes depende da implementação de uma vacina e da volta da confiança do consumidor.