Educação abaixo da meta
Ensino médio do RJ fracassa no Ideb
O Rio de Janeiro ficou em 20º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As escolas da rede pública do estado registraram média de 3,5 pontos em 2019, sendo que a meta a ser batida naquele ano era de 4,4 pontos. A pontuação é menor do que a registrada em 2015, quando marcou 3,6 pontos, e ligeiramente maior que em 2017, quando alcançou somente 3,3 pontos.
O resultado frustrante coloca o estado do Rio diante de um desafio ainda maior, já que a meta do Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2022 é de 6,1 pontos. Esse índice seria capaz de colocar o estado em uma marca alcançada apenas por países desenvolvidos.
Já os alunos da rede estadual que estudam no município do Rio obtiveram um número ainda pior, com apenas 3,2 pontos. Para se ter uma dimensão do fiasco, dentre os 92 municípios do estado, a capital empatou com Quissamã e superou apenas Tanguá, que registrou 3 pontos.
A disparidade entre as redes particular e pública continuou e enquanto os colégios comandados pelo estado ficaram com 3,5 pontos, as escolas privadas bateram a marca de 5,7 de média, superando a meta estipulada pelo MEC.