Protocolo para jogadores com Covid-19
CBF permite atuação de atletas que testaram positivo
O protocolo de segurança da CBF para o início do Campeonato Brasileiro passou por adaptações logo em sua primeira rodada (8 de agosto), por conta de desfalques nas equipes devido à contaminação de atletas pela Covid-19.
Um dos casos foi o da equipe do Goiás, que recebeu o diagnóstico positivo de nove jogadores, horas antes da partida contra o São Paulo, em Goiânia. A diretoria da equipe goiana entrou com uma liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e conseguiu o adiamento do jogo. O novo protocolo que permite a entrada em campo de jogadores testados positivos evitará que episódios como esse se repitam.
A partida entre Atlético-GO e Flamengo ficou marcada pela escalação de jogadores com o exame PCR positivo por parte dos atleticanos. Segundo Jorge Pagura, diretor médico na CBF, a nova regra de contaminação indica que, após 10 dias de isolamento, a pessoa contaminada já pode se juntar ao grupo para treinamentos e jogos, mesmo que o exame siga dando resultado positivo. Infectologistas explicam que o risco de transmissão do vírus é inexistente após o período determinado.