Expansão do crime no Rio de Janeiro
Milícia controla quase 60% do território da cidade
A milícia está presente em 96 dos 163 bairros da cidade do Rio de Janeiro, representando 57,5% de extensão territorial. Já o domínio por habitantes é de 33,1%, totalizando 2,1 milhões de moradores. Os dados são do estudo feito em conjunto pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI-UFF), datalab Fogo Cruzado, Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), Disque-Denúncia e a plataforma digital Pista News e que aponta rápido crescimento das ações criminosas, em 2019.
De acordo com o Mapa dos Grupos Armados do Rio de Janeiro, as três facções juntas – Comando Vermelho, Terceiro Comando Puro e Amigo dos Amigos – representam 15,4% de extensão territorial, cerca de 1,5 milhão de pessoas, presentes em 55 bairros da capital. Os números indicam que a cada 10 cariocas, quatro residem em áreas disputadas por grupos criminosos e em apenas 1,9% não foi constatada ação de qualquer organização.
Um relatório da Rede Fluminense de Pesquisas sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos alerta sobre articulações criminosas de milícias com prefeituras e poder legislativo da Região Metropolitana do Rio, pois os grupos demonstram ações legais e ilegais, como forma de expansão do domínio político e econômico.