Recorde de queimadas
Manaus está há 3 meses encoberta por fumaça
A cidade de Manaus, capital do Amazonas, vem sendo encoberta por fumaça desde o mês de agosto deste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a origem da fumaça está principalmente nas queimadas que acontecem no Pará. O estado do Amazonas sofre com crises ambientais e, além das queimadas, também enfrenta uma seca histórica.
Na primeira quinzena do mês de outubro, o ar de Manaus foi considerado o de pior qualidade do mundo. Cerca de 4 mil focos de calor foram registrados, aponta o Inpe. No dia 6 de novembro, foi registrado um pico de poluição, não sendo possível diferenciar nuvens de fumaça. Esse cenário pode ocasionar problemas de saúde para os habitantes da capital amazonense. O Ministério Público Federal alerta que a população de Manaus sofre com sintomas como ardência nos olhos, falta de ar e cansaço.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) enviou cerca de 290 brigadistas do Prevfogo, Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, para reforçar as ações de combate a queimadas no Amazonas, além de outros 600 servidores. No entanto, essas ações não conseguiram impedir que a nuvem cinzenta voltasse a cobrir a cidade.