Maior câmera do mundo tem primeiros registros

Texto: Lorena Fernandes • Foto: Pixabay 11/SET/2020 Tecnologia
O novo sensor da maior câmera digital do mundo foi testado por cientistas do Laboratório Nacional de Aceleração (SLAC), nos Estados Unidos. O teste foi feito através da foto de um brócolis, com a finalidade de captar as formas intrínsecas encontradas na estrutura do vegetal. A supercâmera conta com imagens de 3.200 megapixels, e assim fotos com a mais alta resolução já produzidas, tendo 189 sensores, e será instalada no Observatório Vera Rubin, que está sendo construído no Chile.

As imagens capturadas pelo instrumento são tão grandes que precisariam de 378 telas de TV de ultradefinição para uma captura de tamanho real, com uma resolução tão alta que uma pequena bola de golfe a cerca de 24 quilômetros do aparato poderia ser facilmente visualizada.

"Se quisermos completar este levantamento do céu, vamos precisar de um grande telescópio e uma grande câmera", explicou o diretor do observatório, Steve Kahn, à BBC News. "Esta câmera de três bilhões de pixels irá cobrir cerca de 10 graus quadrados do céu; e, para dar uma ideia disso, é cerca de 40 vezes o tamanho de uma lua cheia. E vamos tirar fotos do céu a cada 15 segundos", acrescentou.