Incêndio florestal no Pantanal afeta bioma brasileiro

Texto: Lorena Fernandes • Foto: Chico Ribeiro / Governo do MS 25/SET/2020 Meio ambiente
Os incêndios que vêm ocorrendo no Pantanal nos últimos dias causam um impacto direto nos biomas brasileiros, e em decorrer disso diversos fatores podem ser observados em algumas cidades do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, e até mesmo em países vizinhos como a Bolívia.

Uma das principais consequências das queimadas são as partículas geradas pela fumaça, que são levadas pelo vento. Segundo especialistas, pode haver uma alteração na cor do céu em alguns locais, ou até mesmo chuva com a coloração preta. Existem relatos de que a chuva preta tenha chegado na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, no último dia 13, e também em municípios de Santa Catarina, no dia 17.

Os impactos causados pelo incêndio no Pantanal afetam estados da Amazônia, como Acre, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas, que já vivem sob um céu mais escuro, que correm um risco de viver acima do limite de poluição recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Especialistas afirmam que os riscos causados pela fumaça que avança Brasil afora têm maior impacto em quem vive nas áreas afetadas. Ainda assim, há uma preocupação no que diz respeito ao aumento gradativo de incêndios florestais no país.