Floresta em segurança
Governo mantém Forças Armadas na Amazônia
Nesta quarta-feira (4) foi informado através da Secretaria-Geral da Presidência que o presidente Jair Bolsonaro decidiu manter as Forças Armadas na Amazônia até abril de 2021. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), publicado no Diário Oficial da União desta quinta (5), informa que as tropas irão permanecer na região até o dia 30 de abril de 2021.
O governo decidiu mandar as tropas para a Amazônia com o intuito de proteger o local, também repreendendo atos prejudicais, considerados como delitos. A Operação Verde Brasil está na Amazônia desde maio e tem como objetivo atuar contra o desmatamento ilegal e no combate aos focos de incêndio. O decreto acabaria em junho inicialmente, porém o prazo foi adiado para julho e, posteriormente, para novembro.
O vice-presidente Hamilton Mourão, responsável por comandar o Conselho Nacional da Amazônia Legal, declarou que o Governo Federal prorrogaria uma terceira vez a presença das Forças Armadas na Amazônia. “Nós estamos com recurso, e o recurso é suficiente para chegar até abril”, afirmou o vice-presidente. Segundo Hamilton, foram alocados R$ 400 milhões para a Operação Verde Brasil, restando ainda R$ 180 milhões.