Avanço na tecnologia
Vem aí o primeiro anticoncepcional masculino
A Índia aposta no lançamento de uma injeção anticoncepcional para homens em 2023, Segundo os cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia de Madras, Risug – sigla de inibição reversível de esperma sob orientação, em inglês – alcançou os testes finais e é considerada melhor do que a vasectomia, já que é menos dolorosa e reversível.
A injeção deve ficar pronta nos próximos 12 meses. Ela é um gel que danifica as caudas dos espermatozoides individuais, o que impede a fertilização no óvulo. É aplicada nos ductos, canais transportadores de esperma, impedindo assim a evolução sadia do microgameta, que não será capaz de fecundar óvulos.
O procedimento é bem rápido, leva apenas alguns minutos e pode ser revertido com duas injeções de água e bicarbonato de sódio, caso o paciente não queira esperar a duração do produto no organismo, que é de até 6 meses.
A maior vantagem deste tipo de contraceptivo é a não utilização de hormônios, aos quais as mulheres são expostas desde 1960, quando foi lançada a primeira pílula anticoncepcional feminina.