Inclusão e sustentabilidade
Tampinhas e lacres valem cadeiras de rodas
Em diversos pontos da cidade do Rio já é possível ver lugares arrecadando tampinhas de plástico e lacres de latinhas para troca por cadeiras de rodas. Uma ação importantíssima para todos, incluindo o meio ambiente, cadeirantes e colaboradores.
Funciona assim: organizações não governamentais (ONGs), como a One By One, ou institucionais, como o projeto Rodando com Tampinhas, do Simperj, contam com parceiros e voluntários que montam pontos de coleta em suas residências ou mesmo nos seus trabalhos. Essas pessoas tornam-se voluntários nessa iniciativa que vem mudando comportamentos na hora do descarte do lixo reciclável.
Três toneladas de tampinhas plásticas equivalem a uma cadeira de rodas sob medida. Mas não é necessário tanto para doar: o pouco de cada um já pode fazer a diferença, seja através da coleta destes materiais em casa ou organizando a separação coletiva de tampas e lacres no ambiente de trabalho.
As tampinhas e lacres são vendidos e o dinheiro é convertido em cadeiras de rodas. Para encontrar postos de arrecadação, basta pesquisar em sites de busca de acordo com sua localização.