Escândalo na política
Família Bolsonaro comprou 51 imóveis com dinheiro vivo
Após campanha eleitoral em Brasília nesta terça (30), o presidente Jair Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre a compra de 101 imóveis, dentre eles 51 adquiridos com dinheiro vivo. O levantamento patrimonial foi feito pelo Portal UOL e indica que as compras foram feitas desde 1990 até os anos atuais.
O patrimônio foi construído em três capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Segundo declaração de próprios integrantes do Clã de Bolsonaro, as compras foram registradas em cartório com modo de pagamento em “moeda corrente nacional”, quando é usado dinheiro vivo na compra, totalizando um valor de R$ 13,5 milhões de reais. Convertendo o IPCA para os dias atuais, o valor quase dobra – cerca de R$ 25,6 milhões de reais.
Bolsonaro respondeu aos jornalistas: “Qual o problema, comprar com dinheiro vivo algum imóvel?” A reportagem do UOL lembrou o projeto de lei que está sendo discutido no Senado sobre a proibição de compra de imóveis em dinheiro em espécie, como forma de prevenção para lavagem de dinheiro.