Ajuda voluntária faz a diferença

Texto: Laysa Denise • Foto: partystock / Freepik 14/SET/2022 Política
No dia 28 de agosto é comemorado nacionalmente o Dia do Voluntário. Internacionalmente a data é comemorada no dia 5 de dezembro, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985. Ambas têm a mesma finalidade: enunciar e valorizar a prática da solidariedade das pessoas.

Os voluntários ajudam a igualar oportunidades, a diminuir os parâmetros de pobreza extrema e garantir o ensino básico a todos. Esses cidadãos nascem com espírito cívico, aquele que respeita o interesse público e os valores da sociedade e exercem a cidadania ativa. E recebem mais do que doa, através de um sorriso de quem recebeu a doação ou a ação feita pelo voluntário. É sobre ganhar mais do que doar: ganha-se em forma de amor.

Esses agentes são de suma importância – apesar de tais direitos básicos serem estabelecidos por lei, nem sempre são devidamente prestados pelo governo.

Definido no dia 28 de agosto de 1985, pela Lei n° 7.352, o Dia do Voluntário só foi regulamentado na década de 1990 pela lei n° 9.608. Define-se voluntário “aquele que se compromete com um trabalho, ou assume a responsabilidade de uma tarefa, sem ter a obrigação de o fazer.”