Educação a distância
Procura por vagas EAD está em alta
O Censo da Educação Superior, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi divulgado na última sexta-feira (4). Os dados coletados são relacionados ao ano de 2021.
O censo mostrou que as matrículas em cursos de graduação EAD tiveram aumento de 23,8%. Em 2021, as matrículas em cursos de graduação na modalidade de ensino a distância eram 41,4%; na rede privada, 70,5% dos ingressantes na graduação em 2021 eram estudantes de cursos a distância; e na licenciatura, 61% das matrículas em 2021 foram em cursos EAD.
Apesar de o censo da educação ser divulgado anualmente, o realizado em 2020 só foi publicado de forma tardia em fevereiro deste ano, e revelou que pela primeira vez os cursos de graduação a distância no Brasil receberam mais alunos novos do que na modalidade presencial, tanto nas instituições privadas quanto na públicas. De acordo com os dados, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no ensino superior naquele ano 53,4% optaram pela modalidade a distância, enquanto 46,6% escolheram cursos presenciais.