Crise na educação
Evasão escolar no Brasil é alarmante
O Fundo das Nações Unidas para a Infância divulgou na quinta-feira (15) uma pesquisa sobre o cenário da educação brasileira após mais de dois anos de pandemia. O Ipec foi o responsável por realizar o levantamento “Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes”. Segundo a pesquisa, 11% das crianças e adolescentes entre 11 e 19 anos estão fora da escola no Brasil.
A pesquisa também fez relação entre as classes sociais, e de acordo com o levantamento nas classes A e B o percentual de evasão é de 4%, e nas classes D e E chega a 17%. Dentre os motivos que levaram à evasão, para 48% dos respondentes foi a necessidade de trabalhar fora, e 30% afirmaram que saíram por não conseguirem acompanhar as aulas.
Ainda de acordo com o levantamento, 21% dos alunos que frequentam a escola já pensaram em desistir nos últimos três meses, 50% deles dizem que não conseguem acompanhar as explicações ou atividades passadas pelos professores, 38% sentem que a escola é desinteressante, e 35% não se sentem acolhidos na sua escola.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 18 de agosto de 2022. O público-alvo da pesquisa foram estudantes que estão na rede pública de ensino, aqueles que não completaram o ensino médio e também os que não estão mais frequentando a escola.