Fenômeno não tem a ver com quarentena
Tartarugas reaparecem na Baía de Guanabara
As imagens de tartarugas nadando em águas cristalinas da Baía de Guanabara, capturadas por um cinegrafista amador, viralizaram na internet. Durante o vídeo, é possível ver inúmeras tartarugas nadando na Baía. O autor da gravação, que não se identifica, afirma que o distanciamento social foi um dos motivos para que as tartarugas reaparecessem: “Estamos reclamando do isolamento, mas a natureza está gostando demais”.
Mas a qualidade da água não tem a ver com a quarentena, e sim com fenômenos meteorológicos e astronômicos simultaneamente. A chegada de uma frente fria junto com a elevação da maré por conta da lua cheia, chamada de maré de sizígia, resultou nas águas limpas da Baía de Guanabara.
“Houve uma sobrelevação do nível do mar que se somou à entrada de frente fria. Ultimamente, as frentes frias tendem a virem do mar, provocando ventos em direção ao continente. Essa transparência em praias, que mostra a força que a natureza tem na recuperação dos ecossistemas. A quarentena nada tem a ver com isso. O que ela faz é permitir a reflexão diante desse fenômeno: se fizermos a nossa parte, se poluirmos menos, podemos ter praias assim, maravilhosas”, explicou o oceanógrafo David Zee, professor da Uerj, para o site O Globo.