Inovação para futuras gerações
'Bife vegetariano' é fabricado em impressora 3D
A startup espanhola Nova Meat lançou recentemente uma carne vegetariana feita a partir de uma impressora 3D. O bife não usual, sem qualquer origem animal, tem ingredientes como ervilhas, arroz, beterrabas e algas marinhas.
A semelhança com a carne convencional não está somente na aparência. A impressora 3D também é usada para imitar as fibras e a textura do bife. “Isso nos permite modular a textura do produto e mimetizar o sabor e as propriedades nutricionais de uma variedade de carnes e frutos do mar, assim como a aparência”, afirma Giuseppe Scionti, CEO da Nova Meat.
O gosto da nova carne ainda não está definido, mas cientistas já têm buscado soluções para deixa-lo o mais próximo possível da carne convencional. Um dos problemas encontrados para conseguir um sabor próximo é que os profissionais teriam que aumentar o sódio e a gordura da carne impressa, o que a Nova Meat não aprova para seus ideais de alimentos veganos e saudáveis.
A empresa espanhola espera que, em 2021, restaurantes espanhóis adotem a ideia e passem a produzir suas carnes artificiais a fim de diminuir o abate de animais. O produto deve chegar à Europa por volta de 3 dólares por 100 gramas, preço similar ao de carnes convencionais no continente.