Cultura à moda antiga
Pandemia traz cinema drive-in de volta ao Rio
Com salas de cinema fechadas para evitar o contágio da Covid-19, o cine drive-in, ou cinema a céu aberto, voltou a ser uma opção de lazer e cultura para os cariocas. A atração de sucesso na cidade entre as décadas de 1960 e 1990 foi modernizada e adaptada às orientações da Organização Mundial de Saúde e determinações do governo do estado.
A experiência consiste em exibições de filmes em grandes telas de projeção. O público assiste à projeção de dentro do carro, em um estacionamento aberto e com a trilha sonora sintonizada no rádio veicular. O ingresso custa em média R$100 por veículo, e é vendido por empresas e plataformas na internet. As regras sobre a quantidade de passageiros e o parentesco entre pessoas no carro varia de acordo com a empresa produtora de cada evento.
Vale ressaltar que a diferença entre o atual e o antigo cine drive-in vai além das adaptações à pandemia. O drive-in produzido na quarentena tem distanciamento entre veículos, uso obrigatório de máscara e aplicativo do evento para atender às eventuais necessidades dos clientes. Pelo aplicativo é possível pedir comida, entregues esterilizadas a cada carro, e entrar na fila virtual para ir ao banheiro, único motivo para o qual é permitido sair do carro.