Atividades em casa na quarentena
Como manter a saúde física em tempos de Covid-19
De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) realizados em 2018, 47% das pessoas em idade adulta no Brasil não praticam atividades e exercícios físicos. Com academias e parques fechados por conta das medidas de isolamento, provocadas pela necessidade de conter os avanços da Covid-19, o sedentarismo tende a aumentar.
Para manter o corpo em movimento durante a quarentena, Isabel Cerqueira, bacharel em Educação Física, destacou a importância da prática de atividades físicas, ou seja, todas as atividades presentes no cotidiano – como arrumar a casa. E ressaltou também a importância da alimentação nesse período. “Para manter a saúde física em casa, o ponto chave é a alimentação. A saúde física vai ser levada em consideração também no que você ingere. Então, se você já faz alguma dieta acompanhada de um profissional, como um nutricionista, seria ótimo manter”, explica.
Para aqueles que já praticavam exercícios físicos, a profissional recomenda que continuem fazendo o mais próximo daquilo que já era feito antes do distanciamento físico, procurando sempre respeitar os limites do próprio corpo. Mas alerta para os perigos de iniciar as práticas sem orientação profissional. “Isso pode se tornar perigoso, e nesse momento de quarentena é importante que a gente continue com a imunidade em alta”. E complementa: “Para que não haja exageros, procure fazer em torno de 30 ou 40 minutos de algum tipo de atividade física. Você pode estar em movimento todo dia, mas de pouco em pouco”.