Líderes femininas são exemplo no combate à Covid-19

Texto: Karen Souza • Foto: Greg Montani - Pixabay 16/ABR/20Internacional
Em comparação a outras grandes economias mundiais, lugares liderados por mulheres apresentam bons resultados em resposta à pandemia de Covid-19. Entre os países, alguns dos que se destacam são Nova Zelândia, Taiwan e Alemanha.

Na Nova Zelândia, a primeira-ministra Jacinda Ardern (foto) tomou como medidas a interrupção do turismo, o bloqueio das fronteiras, o isolamento físico e a redução de 20% em seu salário e de seus ministros por conta da crise econômica em decorrência da pandemia. O país localizado no sudoeste do oceano Pacífico conta com nove mortes até o fechamento desta matéria.

Em Taiwan, as políticas públicas realizadas pela presidenta Tsai Ing-wen começaram a ser feitas ainda em dezembro, quando a China notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre os casos causados pelo novo vírus. Com isso, o Estado insular começou a monitorar passageiros vindos da província chinesa de Wuhan, o primeiro epicentro mundial da doença, obtendo dessa forma êxito em suas intervenções antecipadas e baixa taxa de mortalidade.

Na Alemanha, Angela Merkel liderou o maior programa de testes de coronavírus da Europa, com 350 mil testes por semana, verificando assim o maior número de casos possíveis com antecedência para isolar e tratar os pacientes com eficácia.