Deputados denunciam abusos de autoridade
Dossiê sobre violência policial é entregue à ONU
A Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, comandada pelo deputado Helder Salomão (PT-ES), apoiado por várias ONGs, entregou um documento à Organização das Nações Unidas (ONU) no qual relata mais de 60 casos de violência policial extrema. Através de um levantamento de dados realizado pelas organizações de familiares, especificamente da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas de Terrorismo do Estado, os documentos ficaram sob a supervisão da relatora da ONU Agnes Callamard.
Segundo informações do site UOL Notícias, "a maioria dos casos nem chegou a ir a julgamento e o perfil geral das vítimas mostra que são homens jovens e pobres que comprovadamente ou com suspeita foram mortos por policiais". Os idealizadores do projeto pedem que sejam tomadas todas as providências necessárias sobre os casos em questão.
No início de 2020, o colunista Jamil Chade, do UOL, entrou em contato com a relatora, que revelou já ter solicitado uma visita ao Brasil para investigar os casos, mas o governo brasileiro até aquele momento não tinha estabelecido uma data para sua missão. A pandemia mundial da Covid-19 acabou causando o adiamento de todas as investigações.