Vaticano lidera ação social nas periferias
Igreja Católica celebra com trabalho Dia dos Pobres
A Jornada Mundial dos Pobres é um evento beneficente liderado pela Igreja Católica que tem por objetivo ajudar os mais pobres. O programa possibilita que pessoas que não têm amparo possam fazer gratuitamente teste de detecção do novo coronavírus, e também vacinação contra a gripe. No ambulatório São Pedro estão sendo realizados cerca de 50 exames por dia, segundo o presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Rino Fisichella. Sobre o evento Fisichella disse: "Ajudará a aliviar a carga para as famílias mais necessitadas".
Em parceria com a seguradora Unipolsai também estão sendo distribuídas 350 mil máscaras nas periferias de Roma, juntamente com mais de 5 mil cestas básicas que estão sendo ofertadas pelas redes de supermercados.
A primeira Jornada Mundial dos Pobres foi realizada em 2017. O Dia Mundial dos Pobres coincide com a celebração do 33º domingo do Tempo Comum da Igreja. Foi estabelecido pelo papa Francisco em sua carta apostólica "Misericordia et misera", em novembro de 2016, para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. No ano passado, Francisco almoçou com 1.500 moradores de rua no Vaticano, gesto que não pôde repetir este ano devido às restrições importas pela quarentena.