Dia dos Solteiros movimenta economia da China

Texto: Joyce Oliveira • Imagem: Unsplash 13/NOV/2020 Internacional
O Dia dos Solteiros, maior evento de vendas on-line em um único dia do mundo, movimentou US$56 bilhões em vendas na China (cerca de R$300 bilhões na cotação atual) nesta quarta-feira (11), segundo o comunicado do gigante do comércio digital Alibaba. O evento, iniciado em 2009, havia marcado no ano passado o recorde agora superado de US$38,4 bilhões em vendas.

O dia também é chamado de “duplo onze” devido ao dia em que ocorre (11/11) e teve início nos anos noventa no país como uma “celebração” contra o Dia dos Namorados. Quatro estudantes da Universidade de Nanquim, em 1993, fizeram um “protesto” contra o Valentine's Day e a tradição cultural pelo casamento do país.

O Alibaba transformou a data em um evento de compras e no decorrer dos últimos anos outras marcas aderiram ao festival. O lucro da festividade é considerado um indicativo de recuperação econômica pós-pandemia da China.

Durante o período de promoções é comum serem feitas mais do que o dobro das vendas da Black Friday e da Ciber Monday juntas, dias nos quais os comércios americanos lançam as suas maiores ofertas. São necessários 3 milhões de pessoas e 4 mil aviões e navios para entregar as compras realizadas.