Foco nas 'tecnologias prioritárias'
CNPq exclui Humanas do edital de bolsas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou, em 23 de abril, o edital que destina 25 mil bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), exclusivamente à área da tecnologia. Com a medida, alunos das áreas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais não terão acesso às bolsas.
O Pibic é um programa estratégico que incentiva a produção de novos conhecimentos científicos e formação de novos pesquisadores. Com o novo edital, as bolsas ofertadas devem contemplar temáticas tecnológicas, produtivas, do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida. Pesquisas das áreas de Ciências Humanas e Sociais só serão validadas se atenderem às “tecnologias prioritárias”, como foram chamadas.
"Para ser completa, a produção científica, tecnológica e de inovação deve ser incentivada em todas as áreas do conhecimento", afirmou Sergio Granemann, coordenador do Pibic na Universidade de Brasília (UnB), em entrevista ao site da ADUnB.
As determinações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do CNPq vão ao encontro da posição do atual governo, que defende investimentos com retornos imediatos. Contra a proposta, a comunidade científica e acadêmica se articulou, e por meio de nota pediu a revisão da medida às instituições.