Racismo em rede nacional choca o país

Texto: José Carlos Rosa Silva Junior • Foto: Reprodução / Instagram Sabrina Paiva 7/NOV/2019 Segurança Pública
Na última terça feira, dia 5 de novembro, mais um caso de racismo chocou o país. O fato ocorreu no programa "A fazenda", da TV Record. Antes da prova do fazendeiro, a participante Sabrina Paiva, que é negra, ao se levantar enquanto os outros participantes permaneciam sentados ouviu alguém da produção dizer em alto e bom som “senta aí, macaca". Inicialmente achou-se que poderia ter sido um engano da participante, mas logo outra participante confirmou também ter escutado. Revendo o vídeo, é possível qualquer pessoa se certificar do ocorrido.

A demonstração explicita a realidade racista de parte da sociedade, que se manifesta de muitas formas. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) realizou uma pesquisa para a agência de jornalismo Alma Preta, especializada na temática racial no Brasil. A análise visou constatar o número de pessoas mortas pela polícia, e mostrou que 75,4% das vítimas são negras. Apesar de esse ser apenas um aspecto de um assunto tão abrangente e delicado, oferece embasamento para certificar que o racismo é uma realidade no país.

Em nota oficial, a Record TV lamentou o caso, garantiu que o criminoso já foi demitido e auxiliará Sabrina Paiva, ex-miss São Paulo, em qualquer denúncia ou busca judicial sobre o crime. Nas redes seociais, há quem defenda que a nota oficial não basta: muitos internautas pressionam para que a emissora tenha ações mais firmes.