Curso integra Libras, amor, respeito e ensino

Texto e foto: José Carlos Rosa Silva Junior 5/SET/19 Educação
No dia 4 de setembro, o curso Integrando Libras recomeçou sua jornada de ensino. O objetivo é fazer com que pessoas ouvintes possam ser inseridas na comunidade surda através da língua brasileira de sinais (Libras) e de uma reeducação de costumes adotados por grande parte da população. O curso acontece na Rua Debret 23, salas 613-615, no Centro do Rio de Janeiro.

Em sua aula inaugural, os alunos foram ensinados a tratar a Libras como língua e não apenas como um conjunto de gestos ou mímica, além de aprenderem a não tratar um surdo pelo termo “surdo-mudo” – uma vez que a ausência de audição não determina que a pessoa não tenha a capacidade de falar – e receberem orientações sobre a metodologia que, segundo os professores, é dinâmica, prática e de fácil memorização.

O curso contará, em seus 11 meses e meio de duração, com a professora e intérprete (ouvinte) Karine Rocha. São aguardados cerca de 20 alunos. Karine afirmou que não se trata de um ensino para intérpretes, mas sim uma introdução básica que visa fomentar o aprimoramento. Quem estiver interessado ainda pode entrar em contado pelas redes sociais ou pelo telefone (21) 99555-9669.