Mundo animal
Tatu gigante é encontrado em Uberaba
Um tatu-canastra foi detectado por câmeras de monitoramento do projeto Tatu-Canastra Uberaba, na última quinta-feira (22), na região do município de Uberaba (MG). É a primeira vez que esse tipo de mamífero é visto no local. O projeto foi criado em 2007 após identificação de registros que indicavam a presença do mamífero na Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Uberaba, e tem como objetivo preservar a espécie que está ameaçada de extinção.
De acordo com os pesquisadores, poucas informações foram levantadas: apesar da detecção do animal, o que se sabe até agora é apenas que se trata de um macho. No entanto, o grupo de pesquisadores promete intensificar ainda mais o monitoramento feito no local, para conhecer um pouco mais sobre os hábitos, área de influência, população e outras informações importantes para estudo.
Conhecido como o maior tatu do mundo, o tatu-canastra ou tatu gigante é característico do cerrado e pode ser encontrado em outros biomas do Brasil, como Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica. Esse tipo de tatu se alimenta de cupins e formigas e pode chegar a medir 1,5 metro de comprimento e pesar até 60 quilos, sendo capaz de construir tocas com mais de 40 centímetros de largura e 30 centímetros de altura.